27 julho, 2009

X Japan !



Vocalista: Toshi
Guitarrista: hide (†1998)
Guitarrista Pata
Baixista: Heath
Ex-Baixista: Taiji (saiu : 1992)
Baterista / Pianista: YOSHIKI





Na década de 80, surgira umas das bandas pioneiras no JRock Visual Kei e que veio a influenciar diversas bandas da atualidade. X Japan, que iniciou a carreira como NOISE, mudou para X em 1983 e só em 93 adotou o nome atual, alcançou um sucesso considerável no Japão, fato raro para uma banda de rock japonês da época.
Tinham como principais características seu visual chocante e músicas cativantes que iam do peso das guitarras à sutileza do piano.

Depois de alguns singles, foi lançado o primeiro álbum, Vanishing Vision que trazia à tona o lema da banda: "Psychedelic Violence - Crime of Visual Shock" (Violência Psicodélica - Crime do choque visual). O álbum foi aclamado e ficou entre os mais vendidos do Japão mesmo sendo independente e como consequência, a banda conseguiu, no ano seguinte, um contrato com a Sony Records Japan.
Logo veio Blue Blood, CD que colocou o X Japan no topo da popularidade. Conseguiu atrair fãs de todas as idades com um som mais trabalhado do que o primeiro e a mesclagem entre músicas pesadas e rápidas (como a faixa-titulo e Orgasm) com aquelas mais melódicas e leves (Week End e Endless Rain). Vendeu mais de um milhão de cópias, sucesso absoluto.
Com Jealousy, terceiro álbum, lançado em 1991, mais uma vez alcança um grande sucesso e atinge o primeiro lugar na Oricon (Original Conference - Lista dos cds mais vendidos no Japão). Ele vem com uma sonoridade mais tranquila comparada aos álbuns passados, o visual também vai ficando mais leve.





Mesmo com a banda à todo vapor, Taiji a abandona e dá lugar a Heath, que conquistou os fãs rapidamente.
Em 1993 um álbum foi lançado contendo apenas uma música, a épica Art of Life, com quase 30 minutos de duração e com elementos de metal progressivo. Estourou rapidamente, mas só foi tocada ao vivo uma vez e lançada em vídeo como ART OF LIFE 1993.12.31 TOKYO DOME.

Em 1997 a lendária banda se desfaz. Depois de lançar o Dahlia, Toshi anuncia sua saída para seguir carreira solo. Yoshiki, abalado com a noticia, decide pelo fim da banda. O Last Live show foi realizado no último dia do ano e lançado em VHS.
Yoshiki e Hide pretendiam trazer a banda de volta à ativa, boatos indicavam que Hide, o ícone que criou o termo “Visual Kei”, iria assumir o vocal, mas a trágica morte dele em maio de 1998 acabou com as esperanças dos fãs.
Uma emocionante homenagem foi prestada com direito a reunião dos membros tocando Forever Love em meio ao velório.

Uma década depois, a banda surpeende à todos e se reúne novamente com Toshi de volta aos vocais, para gravar I.V. que faz parte da trilha sonora do filme Jogos Mortais 4.
Além disso, um grande festival foi realizado para lembrar os dez anos sem hide, o hide memorial summit, além da própria X Japan, trouxe bandas famosas do JRock como MUCC, D’espairsRay, Luna Sea e Dir en Grey, para tocar no imponente Tokyo Ajinomoto Stadium.

X Japan voltou a fazer shows. Não há o brilho de antigamente, além de vários adiamentos de concertos fora do Japão. Mas as apresentações realizadas continuam emociando e encantando a todos e além disso, eles serão sempre lembrados como a banda que ajudou a introduzir um estilo que vai de encontro aos preceitos da cultura japonesa, que é o Visual Kei.
Notas:o conteúdo da biografia do X japan foi retirado do vlog J rock da Mtv.


Ja ne

2 comentários:

Gabrielxd15 disse...

Legal show ROX D++ uhull ! ! ! !

Li disse...

ADOREII GNT MT BOM A BANDA COVER DO GAZETTE *-*'

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...