29 julho, 2009

Hideto Matsumoto o ''Eterno Hide''


Nome Verdadeiro: Matsumoto Hideto (松本 秀人 )
Nome Artístico: hide (seu nome artístico é escrito com todas as letras minúsculas, sua pronúncia é ''Ridê.
Data de Nascimento: 13 de Dezembro de 1964
Lugar de Nascimento: Yokosuka, Japão
Signo: Sagitário
Tipo Sangüíneo: AB
Altura: 1,69m
Peso: 50kg
Formações: Moda e Cosmetologia (esteticista)
Habilidades Musicais: Guitarra, clarinete, trompete, bateria, baixo, vocal e compositor
Bandas: Yakosuka Saver Tiger, X Japan, hide solo, hide with Spread Beaver, Zilch.
Morte: 2 de Maio de 1998



História

Matsumoto Hideto nasceu no dia 13 de Dezembro de 1964. Durante toda sua infância foi um menino obeso, chegando a pesar 80kg. Na escola, hide nunca foi bom aluno, sempre tirando notas baixas. Como no Japão não é normal ser gordo, chegou a ser alvo de brincadeiras pelos seus colegas. hide nunca gostou de ser gordo, mas era inevitável que fosse alvo de piadas de mau gosto, então na maioria do tempo hide ficava sozinho, ele era depressivo a maior parte do tempo. hide tinha decidido emagrecer para não ser mais motivo de brincadeiras. Aos seus 15 anos ganhou sua primeira guitarra, uma Gibson Les Paul Deluxe, nessa época ele já tinha sido apresentado ao mundo do Rock graças um disco do Kiss, AliveII. Nessa mesma época hide fazia inglês e costumava fazer viagens de intercâmbio aos Estados Unidos foi em uma dessas viagens que ele comprou o cd do Kiss e se encantou.

Em 1980 hide entrou para o Ensino Médio e foi fazer parte da banda do colégio, mas logo de início ele não gostou muito, já que teve que tocar clarinete e não o trompete como queria, com isso, não demorou muito para ele sair da banda. No ano seguinte, 1981, hide fundou sua primeira banda independente chamada Saver Tiger e começou a fazer shows pela cidade, como rock não era muito comum no Japão naquela época, a banda acabou fazendo sucesso, ao mesmo tempo em que outras bandas indies que surgiam.

hide era muito apegado a sua avó, ela era esteticista e em 1983 hide começou a ter aulas de moda e estética, onde se formou um ano depois, tirou sua licença e começou a trabalhar na área. Nos anos seguintes hide continuou a fazer shows com sua banda que ficou conhecida pelo visual agressivo e pelo som, mas em 1986 sua banda começou a dar mais problemas do que ela costumava dar, seus companheiros não levavam a banda a sério, foi nesse período onde, Yoshiki líder da banda X, apareceu e o convidou a participar e refazer a banda, já que X tinha “acabado” por conta da falta de guitarrista e baixista. hide recusou o convite de primeira, mas logo viu que sua banda estava dando muito trabalho e resolveu aceitar, hide entrou no X em 87 onde começou um duro trabalho com sua nova banda.

Com a entrada de hide e um pouco depois a de Pata, a formação de X Japan estava consolidada. Não demorou muito tempo para X explodir no Japão. X foi o pioneiro do movimento Visual Kei, que impulsionou muitas bandas e impulsiona até hoje.

hide sempre teve um papel importante no X, ao longo de sua carreira hide fez muitos amigos, e acabou conhecendo um ótimo baixista através de seus amigos, ele era o Heath, e desde então se tornaram muito amigos, mas ele mau sabia que o Heath se juntaria ao X em um futuro próximo. Depois da saída de Taiji do X em 7 de Janeiro de 92, hide o chamou para fazer parte da banda, depois de algum tempo pensando, Heath aceita o convite e integra a banda.
Após gravar vários álbuns com o X, hide, em 1993, hide começa um trabalho paralelo ao X, dava-se início ali sua carreira solo. No mesmo ano hide escreveu e estrelou seu próprio filme chamado Seth et Holth, um curta metragem de 43 min. Mas seu trabalho central continuava a ser o X Japan, pelo menos foi assim até o término da banda em 1997. hide começou com tudo sua carreira solo alcançando 3 singles no top 10 na Oricon Music. Sua carreira ia muito bem até um imprevisto, sua morte.

No dia 2 de maio de 1998, às 8:52 foi divulgado a morte de um ícone da música japonesa, morre aos 33 anos Matsumoto Hideto, mais conhecido como hide.

hide havia voltado de uma viagem a Los Angeles, alguns dias depois, hide teve uma noite de bebedeira com seu irmão, hide foi para seu apartamento e na manhã seguinte foi encontrado por sua namorada em seu quarto com uma tolha no pescoço que estava amarrada na maçaneta da porta do banheiro, ela logo chamou a ambulância, mas infelizmente hide morreu a caminho do hospital. Essa notícia teve uma grande repercussão, chocando o Japão e seus fans ao redor de todo mundo.
Aparentemente não tinha motivos para se matar, todas as pessoas que com ele conviviam disseram que não sentiram nenhuma mudança. Sua carreira como músico no Japão estava ótima, e também tinha sua carreira no Estados Unidos com sua nova banda de Rock Industrial, Zilch, que comera a fazer sucesso. hide sempre almejou fazer sucesso fora do Japão mas tal sonho teve que ser interrompido por sua morte.

Após a morte do hide muita coisa foi lançada. Em 1999, uma coletânea de músicas do hide sendo tocadas por bandas de peso e amigos, como Siam Shade que tocou Pink Spider, Yoshiki, Pata, Glay, entre outros músicos.

Dois anos depois da morte do hide, foi construído um museu em sua homenagem, o hide Museum, que foi aberto no dia 20 de Julho de 2000, lá podia ver tudo que o hide costumava usar, guitarras, roupas, acessórios, entre outras coisas. Depois de 6 anos aberto o hide Museum foi demolido em 2006 para a tristeza dos fãs.

.

Suicídio?

Após o sucesso do single Pink Spider, e por este ser o nome pelo qual Yoshiki o tinha apelidado, muitos acreditam que esta música tenha em sua letra mensagens sobre o suicídio do hide. Já que não é preciso ter motivos para um suicídio e geralmente alguém deixa uma carta antes de o fazer.

Acidente I?

Havia uma massagem que o hide fazia que tinha como objetivo aliviar o stress, essa massagem tinha a necessidade de 2 pessoas e era feita da seguinte forma: “pegava-se uma toalha amarrava-se em volta do pescoço enquanto o outro ia apertando.”
Quando hide chegou no seu apartamento estava bêbado, estressado e sozinho, como não tinha ninguém, hide prendeu a toalha na porta do banheiro e prendeu em seu pescoço, mas como estava bêbado pegou no sono.

Acidente II?

hide gostava de fazer muitas coisas em seu show. Quando hide chegou em seu apartamento, ele poderia estar ensaiando um novo número para seu show e por estar bêbado, incidentemente acabou morrendo.

Curiosidades

Pink Spider (aranha rosa) foi o apelido dado ao hide pelo Yoshiki por ter o cabelo rosa. No começo hide odiava o apelido até que começou a gostar.

Em uma entrevista a uma revista hide disse que queria ter nascido mulher.

Foi um músico que viveu além do seu tempo. (Palavras do Taiji em seu livro)

Era o único integrante do X Japan que ninguém contestava, era a pessoa que todos consultavam.

O vocalista do L’arc~en~ciel também se chama Hideto, e decidiu colocar um “Y” em “hYde” para se diferenciar do hide.
hide morria de medo de insetos, principalmente de baratas, se ele visse algum inseto em meio a um ensaio, ele parava de tocar e saia e só voltava depois de ter certeza de que não haveria mais nenhum inseto. (Palavras de Taiji em seu livro)
Álbums
• Hide Your Face (1994)
• Psyence (1996)
• Ja, Zoo (1998)
• 3.2.1 (1998 com Zilch)
• hide TRIBUTE SPIRITS (1999)
• hide SINGLES—Junk Story (2002)
• KING OF PSYBORG ROCK STAR (2004)
Singles
• EYES LOVE YOU (Agosto 5, 1993)
• 50% & 50% (Agosto 5, 1993)
• DICE (Janeiro 21, 1994)
• TELL ME (Março 24, 1994)
• MISERY (Junho 24, 1996)
• Beauty & Stupid (Agosto 12, 1996)
• Hi-Ho / GOOD BYE (Dezembro 18, 1996)
• ROCKET DIVE (Janeiro 28, 1998)
• ピンク スパイダー [Pink Spider](Maio 13, 1998)
• ever free (Maio 27, 1998)
• HURRY GO ROUND (Outubro 21, 1998)
• TELL ME (Janeiro 19, 2000)
• In Motion (Julho 10, 2002)
Notas:Não conheço tanto X japan como conheço outras banda J rock ,mas depois que eu li a história da banda,principalmente a história do Hide,e ouvi as musicas vi alguns Pvs e tal,eu me tornei uma grande admiradora de X japan e grande fã do Hide.
''Hide descanse em paz,e seja feliz aonde quer que você esteja,você é muito especial pra mim e para milhares de pessoas,siga em paz.''

3 comentários:

Unknown disse...

nooooossa legal falar do hide!!

Unknown disse...

Sabe adorei..... falam pouco do hide, aqui eu descobrir mais um pouco da sua história.

Hide Matsumoto disse...

Perai ele tinha namorada ? Eu nunca encontrei um site falando dela ou foto e nome

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...